Sesed dá dicas de segurança para o folião curtir o carnaval com tranquilidade

14 fevereiro 2015

Sesed dá dicas de segurança para o folião curtir o carnaval com tranquilidade

Foto: Canindé Soares

Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte apresenta dicas de segurança que podem garantir a população do Estado um carnaval tranquilo, além de contribuir significativamente para diminuição das ocorrências criminais neste período. São dicas que vão do cuidado com a residência, local de festa e a própria saúde.

De acordo com o Coronel Otto Ricardo Saraiva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, cada pessoa pode cuidar de sua segurança, evitando os acidentes. Para isso, o principal é seguir orientações como: ao procurar locais para nadar, escolher um local conhecido e nunca ir sozinho; obedecer a sinalização de perigo e procurar sempre local onde existe a presença de guarda-vidas.

“É importante não beber antes de entrar na água; não se afastar muito da margem, mesmo se souber nadar; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; não deixar as crianças sozinhas; e, por fim, usar colete salva-vidas quando estiver em embarcações”, destaca o Comandante.

Para quem vai curtir o carnaval de rua a dica é manter a calma em caso de incêndio ou tumulto e acionar os bombeiros pelo telefone 193.

Para quem vai viajar o Coronel Ângelo Dantas, Comandante da Policia Militar orienta para que tome os devidos cuidados, tais como: trancar portas, janelas e portões; pedir um vizinho para recolher as correspondências e observar pessoas suspeitas; não deixar ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de criminosos à vista.

Quanto ao veículo, a orientação é estacioná-lo em locais bem iluminados, manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado, não deixar objetos visíveis e não dirigir se ingerir bebida alcóolica.

Para os foliões, a PM recomenda ainda evitar brigas e confusões e não carregar grandes quantias de dinheiro.

“A Segurança Pública é obrigação do Estado, mas é responsabilidade de todos. A PM pede a ajuda de todos, denunciando quaisquer situações suspeitas comunicando a viatura mais próxima ou através do número 190”, disse o Coronel.



OUTRAS DICAS PARA QUEM QUER BRINCAR O CARNAVAL COM TRANQUILIDADE E SEGURANÇA
Planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar;
Mantenha sempre sua atenção e em objetos (celular, carteira, bolsa) à frente de seu corpo. Fique atento também às pessoas que estejam ao seu redor;
Especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;
Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo;
Beba de forma consciente. Evite bebidas em excesso;
Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas, procure uma condução alternativa;
Não aceite bebida de pessoas que você não conhece;
Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
Cuidado com esbarrões e empurrões aparentemente acidentais;
Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;
Evite locais perigosos e de conhecida violência;
Informe sempre sua família sobre onde e com quem você vai estar;
Antes de pegar a estrada feche o registro de gás, tire todos os aparelhos da tomada e verifique se todas as portas e janelas estão trancadas;
Use sempre o cinto de segurança e respeite os limites de velocidade;
Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue “190” (Policia Militar), “193” (Corpo de Bombeiros), “192” (Samu) ou “191” (Policia Rodoviária Federal).



Foto: Canindé Soares

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sesed

Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados