Mais RN é alternativa para o Estado fugir da recessão econômica, avalia Macroplan

03 março 2015

Mais RN é alternativa para o Estado fugir da recessão econômica, avalia Macroplan


Projeto foi apresentado para novo secretariado, representado por Gustavo Nogueira.

As alternativas de desenvolvimento mapeadas no Mais RN podem ser a saída para o Rio Grande do Norte não ser atingido pelo quadro de recessão econômica que assola o país. A avaliação foi feita nesta terça-feira (3) pelo presidente da Macroplan, consultoria que realizou o estudo, Cláudio Porto, em reunião na Fiern para apresentar o plano aos novos secretários do Governo do Estado.

Na avaliação de Porto, a matriz energética do Estado é um dos grandes diferenciais para atrair investimentos. No momento em que o poder público sinaliza fragilidade para o desenvolvimento da economia, ele destacou que a parceria o setor privado nacional e internacional é o que pode alavancar os índices de crescimento do Rio Grande do Norte.

Outro destaque enfatizado por Porto é o turismo. A vocação potiguar para a cadeia produtiva turística pode ser aproveitada de modo a compensar eventuais perdas em outros setores da economia. O presidente da Macroplan frisou ainda que, nesse contexto, o papel do Estado seria facilitar o aporte de recursos.

“Quando o governo faz o que vem fazendo na segurança, por exemplo, isso gera um clima favorável à competitividade. Com um Judiciário menos lento e menos caro e mais célere, o investidor também vai se sentir confortável diante da perspectiva até de se ter menos ou, quem sabe, nenhuma insegurança jurídica”, destacou Cláudio Porto.

Ele comentou ainda as perspectivas que podem advir de um melhor sistema de arrecadação. Como a situação econômica é crítica, ele acredita que a fatura das despesas deve recair sobre o contribuinte, então sugeriu que o governo aprimore a arrecadação, simplificando o processo.

A reportagem tentou repercutir as declarações com o secretário de Planejamento do Governo do Estado, Gustavo Nogueira, mas ele já havia avisado que só dá entrevistas por email.

Mais RN

O MaisRN foi encomendado à empresa de consultoria Macroplan pela FIERN, realizado em cooperação institucional com o governo do estado, foi pensado para planejar o futuro econômico do Rio Grande do Norte.

O plano estratégico traz o mapeamento de oportunidades de negócios em segmentos de alto potencial de crescimento e demais informações necessárias para investimentos e negócios estão disponíveis em um banco de dados, que relaciona atividades econômicas, dados estatísticos, meio físico, social, infraestrutura e redes de serviços necessárias para análise dos investidores e também gestores públicos.

Portalnoar

Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados