Quatro presídios do RN registram rebeliões nesta segunda-feira

16 março 2015

Quatro presídios do RN registram rebeliões nesta segunda-feira

Em todas as rebeliões, os detentos quebraram as celas e circulam livremente dentro das unidades.

Pelo menos quatro unidades do sistema prisional do Rio Grande do Norte registraram rebeliões desde a manhã desta segunda-feira (16).

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz e o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato registraram os primeiros incidentes. Logo em seguida, foi a vez da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) e do Centro de Detenção Provisória da Ribeira.

Em todos os casos, os detentos quebraram as celas e circulam livremente dentro das unidades. Para evitar fugas, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) reforçou o número de agentes.

Na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a diretora do presídio, Dinorá Simas, relatou que os presos quebraram as celas do pavilhão e foi necessária a ação do Grupo de Operações Especiais (GOE), dos agentes penitenciários, do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), da PM e do Corpo de Bombeiros. "Eles quebraram o pavilhão e agora circulam livremente dentro dele. A gente reforçou a segurança para evitar que fujam", disse a diretora. "Como houve um princípio de incêndio, também chamamos os Bombeiros", concluiu.

No Presídio Provisório Raimundo Nonato, o diretor Eider Pereira de Brito, informou que os detentos destruíram praticamente todas as celas do pavilhão. "Temos 171 presos no regime fechado e essa rebelião em massa culminou na destruição de quase todas as celas", declarou. O diretor disse ainda que após o controle da unidade realizado pelos agentes penitenciários, com o apoio do Grupo de Escolta Prisional (GEP) e da Polícia Militar, os presidiários foram realocados nas poucas celas que restaram.

Na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), policiais do 3º Batalhão e da Cavalaria contiveram a rebelião.

No Centro de Detenção Provisória da Ribeira, também houve quebra de celas e queima de colchões. Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do 1º Batalhão reforçam o policiamento do local.

Secretário da Sejuc entrega o cargo

Com as rebeliões ocorridas durante todo o dia, o secretário Zaidem Heronildes entregou o cargo na tarde desta segunda-feira (16). O governador Robinson Faria nomeou interinamente a delegada Kalina Leite, que acumula a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Como medida emergencial, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi novamente acionado. Uma reunião foi realizada com a participação de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) e Comissão dos Direitos Humanos para elaborar medidas sobre o problema.

A Polícia Militar distribuiu suas equipes na tentativa de controlar os motins. Batalhões de área, o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a Cavalaria e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) estão nos presídios reforçando a segurança dos locais.

NOMINUTO

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados