Detran celebra Paixão de Cristo com educação e fiscalização

04 abril 2015

Detran celebra Paixão de Cristo com educação e fiscalização


A Operação Semana Santa realizada pelo Detran-RN, com o apoio do CPRE e da Polícia Militar, continua cumprindo a sua missão de punir os maus condutores de veículos que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro, colocando em risco a própria vida e a dos seus semelhantes.

Na noite de Quinta-Feira Grande, quando o mundo relembrava os suplícios de Cristo na caminhada para a crucificação na Sexta, os homens da Lei Seca se posicionavam no prolongamento da avenida Prudente de Morais e lavravam 25 autos de infração pelo artigo 165, 2 pelo 306 e 23 por infrações diversas. Segundo a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito da autarquia, foram monitorados 570 veículos.

O artigo 165 é acionado quando o teste do bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo do motorista ou se ele se recusar a fazê-lo. É punido com retenção da CNH, do veículo – que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, que também será submetido ao teste – multa no valor de R$1.915,30 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas.

O artigo 306 é sacado quando o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se o condutor se recusar a fazê-lo mas apresentar sinais visíveis de embriaguez. Além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado também no artigo 306(crime de trânsito): É preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

Na manhã da Quinta-Feira Grande a ação se desenvolveu na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, tendo como foco a Educação de Trânsito. O trabalho foi realizado pelas Subcoordenadorias de Educação e de Fiscalização de Trânsito do Detran, em conjunto com policiais do CPRE e Polícia Militar, e apoio da Prefeitura daquela cidade. A ação abrangeu palestras e panfletagem educativa, chamando a atenção dos condutores para importância do uso do cinto de segurança, não utilização do celular enquanto estiver dirigindo, não misturar bebida alcóolica com direção, entre outros alertas que contribuem para a segurança no trânsito.

A Operação Semana Santa começou na tarde de terça-feira 31, na rotatória da Redinha, próximo à Ponte Newton Navarro. Técnicos da Subcoordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran abordaram 320 veículos, com o apoio do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual. Foram lavrados 13 autos de infração, sendo 1 por condução de veículo sem documentos de porte obrigatório; 2 por CNHs vencidas, 3 por dirigir sem possuir CNH e 7 por condução de veículo não licenciado.

Na ação, foi utilizada a “blitz eletrônica”, constituída de carro equipado com câmeras, posicionado antes da barreira policial, que capturam a imagem da placa e envia ao computador que identifica se o carro tem alguma irregularidade. Sendo positiva a investigação, os policiais são informados e faz sinal para que o carro pare na barreira.



Assessoria de Comunicação do Detran/RN

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados