Valdetário Carneiro ganha biografia em romance de cordel

08 abril 2015

Valdetário Carneiro ganha biografia em romance de cordel

O lançamento será na Pinacoteca (Palácio Potengi) e tem como t´tulo “Família, Sonhos e Lutas de Valdetário Carneiro”.

Divulgação

O poeta Marciano Medeiros apresenta nesta quarta-feira (8) o romance de cordel “Família, Sonhos e Lutas de Valdetário Carneiro”. O lançamento será na Pinacoteca (Palácio Potengi), às 19h.

O poema conta os 53 anos de história da Família Benevides Carneiro em 289 estrofes. O trabalho não faz qualquer apologia à criminalidade e segundo o cordelista Marciano Medeiros, foi escrito dentro da metodologia das causas e efeitos.

O poeta conta a trajetória de José Valdetário, que não tinha o sobrenome Carneiro na certidão de nascimento, mas foi por este sobrenome reconhecido. O cantor Dudé Viana, primo de Valdetário, fez a apresentação. O poeta Crispiniano Neto, também escreveu um depoimento. A publicação também inclui frases do professor Onesimar e do cantor Vanzinho Carneiro, ambos parentes do biografado.

As principais fontes são citadas nas primeiras estrofes, onde Marciano agradece a Dudé Viana, aos jornalistas Paulo Nascimento, Rafael Barbosa e alguns familiares de Valdetário.

O romance evoca a infância de um menino que sonhava em ser ator, admirava Che Guevara e o cantor Raul Seixas. Este garoto cresceu num cenário repleto de confrontos, vinganças sangrentas e resistiu sem entrar pela vereda da criminalidade até 1997, ano em que começou a praticar assaltos a agências bancárias.

O cordelista já tem mais de vinte títulos publicados e integra a Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel.



ASSECOM - PM/RN

Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados