Henrique apela ao governo para tratar o turismo como prioridade

17 julho 2015

Henrique apela ao governo para tratar o turismo como prioridade


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, apresentou ao colega do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, os números do setor de viagens e o potencial que o turismo representa para alavancar a economia do país. Os dados demonstram que o turismo contribui de forma direta, indireta e induzida com 9,6% do PIB, emprega mais de três milhões de pessoas, e é o quinto item da pauta de exportações do país, atrás de minério de ferro, soja, petróleo e açúcar.

Só em 2014, o setor registrou 206 milhões de viagens domésticas. Atualmente o Brasil figura no terceiro lugar no ranking de aviação civil do mundo. “Não há indústria que, no atual cenário de ajustes fiscais e incertezas, esteja mais credenciada para ajudar o Brasil a enfrentar a crise. Mas, para isso, é importante que o governo coloque o turismo como prioridade em sua agenda econômica, social e financeira. Sei que, para isso, posso contar com a sensibilidade e o apoio da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Henrique Alves.

Em relação aos recursos disponíveis para o Ministério do Turismo, Alves ressaltou que os mesmos são insuficientes para realização de pagamentos e novos investimentos. A programação orçamentária e financeira do Ministério do Turismo vem caindo sensivelmente. Somente nos últimos 5 anos, a queda do orçamento foi de 72% e a disponibilidade financeira reduziu 60%. Henrique Alves reforçou a importância da manutenção de recursos no orçamento do MTur para obras de infraestrutura turística do Rio Grande do Nortes. Entre os projetos ele destacou a ampliação do Centro de Convenções de Natal. 

“Os investimentos do governo no setor são inversamente proporcionais ao esforço que vem sendo feito pelo mercado para alavancar o turismo. Precisamos de mais recursos para realizar o pagamento de contratos em andamento e celebrar novos projetos para promover o turismo no Brasil”, concluiu o ministro. Na última década, o volume de empréstimos tomados pela iniciativa privada saltou em 570%, passou de R$ 2 bilhões para 13 bilhões.

Além da equipe técnica do MPOG, participaram da reunião o secretário-executivo do MTur, Alberto Alves, o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, e o senador Romero Jucá, relator do Orçamento Geral da União de 2015. 

O ministro Nelson Barbosa encomendou a sua equipe a análise do material produzido pelo MTur. Nos próximos dias, técnicos dos dois ministérios irão se reunir para discutir alternativas para os pontos que foram abordados na reunião.

Texto e foto (de Paulino Menezes) encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo


Postado po

Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados