Retrato falado produzido pelo ITEP aproxima desenho da realidade

31 julho 2015

Retrato falado produzido pelo ITEP aproxima desenho da realidade


A divulgação do retrato falado de suspeitos por crimes é um método já usado pela policia judiciária há bastante tempo, mas as novas tecnologias têm aproximado, cada vez mais, os desenhos da realidade e ajudado na identificação desses criminosos anônimos.

No ITEP, o auxiliar de Identificação Francisco Canindé tem conseguido produzir imagens com grande verossimilhança, usando técnicas de Reprodução Facial Humana (RFH) e ferramentas digitais. Mas o resultado desse trabalho está diretamente relacionado ao fator emocional da vítima e se as circunstâncias do crime permitiram ela ver detalhes do rosto do suspeito.

“Na representação prosopográfica, as vítimas descrevem o máximo de elementos que elas conseguem lembrar, como cor dos olhos, espessura dos lábios, tipo de cabelo. Eu tenho um banco de dados como inúmeras partes do rosto humano, o que ajuda como ponto de partida, e durante a produção vou fazendo as correções que a pessoa indicar. Ao final, a imagem tem que ter pelo menos 70% de verossimilhança para ser considerada boa para divulgação”, explicou Francisco Canindé.

“Fiz esse retrato falado [ilustração da matéria] apenas para demonstrar a capacidade de realismo que podemos alcançar nas representações. Nesse modelo, usei como base informações divulgadas pela Polícia Civil de um suspeito de cometer estupro, mas é claro, que para ter o máximo de verossimilhança com o criminoso era preciso que a vítima me fizesse uma descrição detalhada”, pontuou.

Via:190rn

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados