São José de Mipibu debate o SUS durante 6ª Conferência Municipal de Saúde

15 julho 2015

São José de Mipibu debate o SUS durante 6ª Conferência Municipal de Saúde


Foi realizada na última terça-feira (14), a 6ª Conferência Municipal de Saúde de São José de Mipibu/RN. O evento teve o objetivo de promover debates sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre conselheiros da saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema. 

A agenda é preparatória para o 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento quadrienal que acontecerá entre os dias 1 e 4 de dezembro, em Brasília, com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro". As discussões começaram às 8h no espaço de evento da MAÇONARIA, e foi até às 16h com o objetivo de formatar propostas que serviram para nortear as decisões da 15ª CNS. 

Fora oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

A VI ª Conferência Municipal de Saúde conta com uma fase de mobilização e formação e 04 (quatro) etapas para elaboração, votação e acompanhamento de propostas, de acordo com o seguinte calendário: 

I - Etapa Municipal - 09 de abril a 15 de julho de 2015; 

II - Etapa Estadual RN– 16, 17 e 18 de setembro de 2015; 

III - Etapa Nacional –01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2015; e 

IV - Etapa de Monitoramento - a partir de 2016. 

Os debates sobre o tema e os eixos temáticos da Conferência foram conduzidos com base em Documento Orientador elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde. 

A Conferência Municipal de Saúde contou com 84 participantes, sendo 66 delegadas e delegados, 16 convidadas e convidados e 02 por credenciamento livre, nos termos deste Regimento.

As Unidades Básicas de Saúde como principal porta de entrada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são 20 unidades em funcionamento em todo o município. Os dados também apontaram que as políticas públicas cumprem papel fundamental no acesso a medicamentos: do total 7.750.000 de entrevistados conseguiram pelo menos um dos medicamentos no SUS e por meio do Programa Farmácia Popular, ao ano em todo o Brasil.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. 

PNS constata papel do SUS - A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em junho pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou a importância da rede pública de saúde para a população brasileira: 71% da população procuram pelas unidades públicas quando apresentam algum problema de saúde.




Ascom - Wesley / Anderson (VÍDEO)

Trio forró pé-de-serra formado por Jovens com necessidades especiais.

Apresentação teatral pelo ACS Agentes Comunitário de Saúde.



Ornamentação e recepção - KALYVAN FESTAS E EVENTOS

BUFFET  - Rochelane Fesatas


Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados