Abalos que atingiu a cidade de João Câmara/RN completa 30 anos.

29 novembro 2016

Abalos que atingiu a cidade de João Câmara/RN completa 30 anos.



No próximo dia 30 de novembro completam-se 30 anos do terremoto que destruiu grande parte da cidade de João Câmara transformando em uma "cidade fantasma" por alguns dias. João Câmara fica na região do Mato Grande, no Rio Grande do Norte, e no dia 30 de novembro de 1986, iniciou uma sequência de abalos sísmicos naquele município, de magnitude de 5.1 na Escala Richter. 


Nosso Portal Digital Mipibu realizou uma matéria com pessoas que vivenciaram e sobreviveram o fato. Aqui na cidade de São José de Mipibu, até hoje têm famílias que moram em Mipibu até hoje, se tornando cidadãos mipibuenses.

Não poderíamos deixar de relembrar um acontecimento tão importante como foi na época. O que ocorreu em 1986 abalou todo o país e mexeu diretamente com muitas famílias. 

O nosso Digital Mipibu veio homenagear todo aquele trabalho e aqueles que trabalharam na época, no objetivo de amparar os desobrigados naquele momento em João Câmara.

Segundo pesquisas, os abalos sísmicos de João Câmara foi de maior magnitude em uma série de eventos sísmicos que tiveram início no ano de 1986, onde primeiro tremor sentido inclusive em Natal, que aconteceu no dia 21 de agosto, e alcançou 4.3 na Escala Richter. 

Já no mês seguinte, foram dois eventos sísmicos: 4.3 e 4.4, respectivamente. O terremoto principal ocorreu no dia 30 de novembro com magnitude de 5.1, que inclusive sentido aqui em São José de Mipibu. 

Nosso Portal Digital Mipibu, visitou duas das pessoas que vieram da Cidade de João Câmara e estão aqui até hoje, que são: A senhora Maria Lucinaide Fernandes de 47 anos, e o senhor, Everaldo de Melo Feliciano de 51 anos de idade.

Foto: Cláudio Dantas: Everaldo de Melo - Maria Lucinaide "NAIDE"

Maria Lucinaide "NAIDE"
Para a senhora Maria Lucinaide "NAIDE" como é mais conhecida na comunidade do Pau Brasil, local onde vive desde que chegou de João Câmara em 1986, muito emocionada, relembrou com detalhes cada momento que passou com seus familiares, vizinho e amigos de infância. "Foi muito triste para todos nós, aquela madrugada por volta das 03:00h, correria, o medo tomado conta de todos, uma escuridão, passando fome e sede, e ficamos abrigados na Escola Municipal Clóres Trigueiro Peixoto no Pau Brasil. Contou Naide. 

Foto: Cláudio Dantas: Everaldo de Melo
Segundo o senhor Everaldo de Melo, a pior parte foi chegar em casa do trabalho e não ver quase ninguém nas ruas, e as casas transformadas em escombros. "Foi triste quando cheguei do trabalho e não vi minha família, sem saber para onde eles foram, qual lugar do estado." Disse Everaldo. 

"Como tinha uma cópia da chave de casa, abri a porta e só então pude ver a dimensão do problema que estávamos enfrentando, o que estava acontecendo de tão sério na cidade de João Câmara" Relatou. "Depois de muito desespero, por um acaso, me deparei com minha esposa na rodoviária, quando ela me tranquilizou dizendo que nossa família estava bem, abrigada e segura na cidade de São José de Mipibu, foi quando senti um grande alívio". Disse Everaldo emocionado ao nosso Digital Mipibu. 

Mesmo sem consegui conter as lágrimas de emoção ao relembrar o acontecimento, Naide não deixou de lembrar de alguns nomes e agradecer as ajudas que receberam. "Diante de tudo que passamos, temos muito a agradecermos às pessoas de bom coração que nos ajudaram, muito obrigado mesmo! Mas, em especial ao senhor Leonel Luiz Dos Santos, (prefeito na época), que nos deu total amparo." Agradeceu Naide.


Reveja algumas fotos da época da tragédia em João Câmara: Fotos: Reproduzidas da internet.




















ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados