.SEEC visita escolas para discutir redimensionamento da Rede Estadual de Ensino

17 novembro 2016

.SEEC visita escolas para discutir redimensionamento da Rede Estadual de Ensino



Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura realizou uma agenda de visita às escolas estaduais de Natal para debater junto com a comunidade escolar o processo de Redimensionamento que a SEEC vem realizando na Rede Estadual de Educação, tendo por objetivo a qualidade das ofertas de ensino, preconizada no Plano Estadual de Educação. 

Logo nas primeiras horas da manhã, a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, visitou a Escola Estadual Jean Mermoz, localizada no bairro de Bom Pastor, zona oeste da capital. 

Junto com gestores, professores, alunos, pais de estudantes, representantes de bairro e técnicos da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, a titular da Educação apresentou os objetivos do Redimensionamento, realizando um panorama de atividades que vem sendo executadas pela SEEC visando a melhoria da educação: “Um dos caminhos para a melhoria do ensino é personalizar os ambientes da escola, de acordo com as faixas etárias dos estudantes e as suas características. Para isso é necessário que cada escola ofereça a etapa ou modalidade de ensino que seja compatível com o que, historicamente, tem demonstrado ter maior afinidade.

Nesse sentindo, o Redimensionamento contempla ações de acompanhamento às escolas, formação de acordo com as necessidades para contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino em cada unidade”. 

A opinião dos educadores e membros das comunidades escolares de cada instituição são importantes nesse processo. Em alguns casos onde a escola entende que não é possível redimensionar suas turmas por questões plausíveis e coerentes, a SEEC respeita essa decisão mas orienta que a escola apresente um projeto pedagógico que contemple ações efetivas de melhoria do ensino, naquilo que compete à própria escola. Essa situação ocorreu na Escola Jean Mermoz, onde ficou definido que a coordenação da escola apresentará esse projeto para o próximo ano letivo.

Outras três escolas foram visitadas na manhã desta quarta-feira: a secretária adjunta de Educação do RN, professora Mônica Guimarães esteve dialogando com a Escola Estadual José Fernandes Machado, no bairro de Ponta Negra. A diretora da 1ª Regional de Educação e Cultura do RN, professora Carmem Lúcia, participou de reunião com alunos e professores da Escola Estadual Castro Alves, em Lagoa Nova. A educadora Rosângela Oliveira, coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, também realizou visita com o objetivo de debater o Redimensionamento da Rede Estadual de Educação, ela esteve na Escola Estadual Dinarte Mariz. 

A secretária Cláudia Santa Rosa explica que o cronograma de visitas é voltado para ouvir as escolas e discutir, além do redimensionamento, os ajustes necessários para o fortalecimento das mesmas de modo que avancem na qualidade do ensino. Alerta que o objetivo não é o fechamento de escolas, tampouco mudar o professor de um município para outro. 

O redimensionamento também contempla a definição das escolas que ofertarão tempo integral, meta dos planos nacional e estadual de educação. 

As visitas seguem nesta quinta e sexta-feira, tanto na capital do Estado como nas cidades de Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, dentre outros municípios potiguares.

Via:SEEC/ASSECOM

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados