Mipibu, considerada a cidade mais violenta do RN em 2016 pela proporção de habitantes.

04 janeiro 2017

Mipibu, considerada a cidade mais violenta do RN em 2016 pela proporção de habitantes.


Com 44 mortes violentas no ano de 2016, São José de Mipibu voltou a ser a cidade mais violenta do Rio Grande do Norte deixando para trás Mossoró e até mesmo Natal, que é a capital do estado.

O Rio Grande do Norte contabilizou 1979 mortes violentas no ano de 2016, com um aumento de 18% em relação 2014 e 2015. O Brasil hoje tem mais mortes violentas do que a Síria, país em guerra, em igual período. Os dados, divulgados, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Chegamos a um número exato de 278.839 ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial no Brasil, frente a 256.124 mortes violentas na Síria, de acordo com o Observatório de Direitos Humanos da Síria.

Enquanto o mundo está discutindo como evitar a tragédia que tem ocorrido em Alepo em 2014, em Damasco e várias outras cidades, no Brasil a gente faz de conta que o problema não existe. Ou, no fundo, a gente acha que é um problema é menor. Estamos revelando que a gente teima em não assumi-lo como prioridade nacional.


Estados:

Sergipe, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, é o estado mais violento do Brasil, seguido por Alagoas (50,8 mortes para cada grupo de 100 mil) e o Rio Grande do Norte (48,6). Os estados que registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais foram São Paulo (11,7 a cada 100 mil pessoas), Santa Catarina (14,3) e Roraima (18,2).

Os estados em que as mortes crescem, como o RN por exemplo, são os que não têm programa de redução de homicídios. Podemos perceber que quando há política pública, quando se prioriza o problema, são conseguidos alguns resultados positivos.

As unidades da Federação que mais aumentam o número de mortes violentas são o Rio Grande do Norte sempre liderando em relação sua população (elevação de 39,1%), Amazonas (19,6%), e Sergipe (18,2%). Os que mais diminuíram foram Alagoas (queda de 20,8%), o Distrito Federal (-13%), e o Rio de Janeiro (-12,9%).

Alagoas, estado que mais reduziu o número de mortes, é um caso muito interessante. É o único que tem um programa, em parceria inclusive com o governo federal, há alguns anos. Uma parceria que envolve não só a Força Nacional, mas outras dimensões de equipamentos. O estado que tem integração formal de diferentes entes da Federação é aquele que conseguiu reduzir com mais intensidade”, disse Lima.

De acordo com o diretor-presidente do fórum, a grande maioria dos oito estados que têm programas de redução de homicídios teve diminuição no número de mortes violentas: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, e São Paulo.

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados