Região Metropolitana Interior Brasil Mundo

O primeiro remédio usando a maconha é legalizado, no Brasil.

| POR: DGM

O primeiro remédio usando a maconha é legalizado, no Brasil.


Foto: Divulgação 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou na última segunda-feira (16), o primeiro remédio produzido à base de cannabis sativa, que dá origem à maconha, no Brasil. O Mevatyl será fabricado pela empresa GW Pharma Limited, do Reino Unido, e distribuído no território brasileiro pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda na forma de spray.

O remédio é indicado para o tratamento da espasticidade moderada ou grave, que é um distúrbio no sistema nervoso relacionada à esclerose múltipla. A substância, no entanto, contraindicada para gestantes, idosos, portadores de epilepsia ou usuários de maconha.

De acordo com a nota técnica do registro, a eficácia do medicamento foi testada com mais de 1,5 mil pacientes e o remédio já foi aprovado em outros 28 países com o nome de Saltivex. No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica. 

Em novembro do ano passado a Anvisa já havia facilitado a comercialização de medicamentos à base de canabidiol. A determinação para o uso da substância pela a Anvisa aconteceu em 2015, depois do pedido de familiares de pacientes, sobretudo crianças que apresentavam crises repetidas de convulsão.

0 comentários:

Postar um comentário