PF faz operação para prender advogado que vendia influência

10 novembro 2017

PF faz operação para prender advogado que vendia influência

A investigação foi instaurada a partir de uma notícia-crime do CNJ.


Sergio Moraes/Reuters

APolícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10) uma operação em Brasília para prender um advogado que, em troca de dinheiro, prometia influenciar decisões no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).

A investigação foi instaurada a partir de uma notícia-crime do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão de controle do Poder Judiciário.

Segundo a PF, o advogado teria cobrado R$ 2 milhões de um prefeito afastado do cargo. Parte dos valores seria usada, segundo ele, para o pagamento de assessores de ministros de tribunais superiores, para viabilizar uma decisão que proporcionaria um "rápido retorno" do político às suas funções.

A PF informou, contudo, que não há, por ora, "qualquer indício" de participação de servidores públicos nos fatos investigados.O advogado, cujo nome não foi informado, será indiciado pelo crime de exploração de prestígio, que prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos. Ele já é réu numa ação penal por prática de crimes semelhantes, acusado de "vender" ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por isso, foi decretada prisão preventiva, por prazo indeterminado.

O nome da operação é "Mercador de Fumaça", em razão de os crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio serem conhecidos na prática forense como "venda de fumaça". Com informações da Folhapress.

Fonte: No Minuto

Cynthia Consultora

Cynthia Consultora

Polo Club São José de Mipibu

Polo Club São José de Mipibu

Farmácia Central

Farmácia Central

Vidraçaria Bom Jesus

Vidraçaria Bom Jesus

Madeireira Jatobá

Madeireira Jatobá

M2 Academia

M2 Academia

ads

ads

Ari Moto Peças

Ari Moto Peças

ads

ads

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  • Copyright © 2017 - Digital Mipibu!
  • Todos os direitos reservados